ITA BIKER 2017

Regulamento

 

*A distância poderá ser alterada conforme condições locais.

O Ita biker 2017 é válido como 3ª etapa da Copa Capixaba MTB, segue o regulamento desta prova que será realizada no dia 28 de outubro na cidade de Itaúnas, em qualquer que seja a condição climática do dia, desde que não ofereça riscos aos participantes.

Os atletas deverão estar no local de largada com meia hora de antecedência, devidamente equipados e aptos a participarem da prova conforme horário informado abaixo:

Todos competidores 08:40h – Alinhamento largada

09:00h – Largada

 

REGRAS GERAIS DO EVENTO

 

A) Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.

As inscrições serão realizadas pelo site www.suainscricao.com ou nas lojas parceiras.

A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

 

B) Hidratação – É de responsabilidade do atleta se manter hidratado adequadamente. A organização distribuirá hidratação nos percursos, no período e pontos específicos divulgados no site www.casinhadeaventuras.com.br.

 

C) Percurso – O competidor é obrigado a permanecer na trilha designada pela organização, sob pena de punição ou desclassificação para quem burlar o percurso. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade do atleta ter conhecimento e permanecer no percurso designado.

 

D) Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros.

 

E) Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.

 

F) Recursos – Os recursos de qualquer natureza devem ser submetidos em até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados, que é feita pela organização em um painel designado especificamente para este fim. Os recursos devem ser submetidos por escrito e assinados pelo acusador. Acusações formais contra outros atletas também devem ser feitas por escrito e descrever o caso com precisão. Todos os recursos serão investigados.

G) Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade mínima será sempre de dois minutos. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver) e/ou pontuação de ranking (quando houver), a organização poderá dar outra punição caso julgue necessário.

 

H) Tempo Limite – O tempo limite de cada percurso será de 5 (cinco) horas após o início da prova, a partir de sua largada. O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará automaticamente desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período. O atleta não terá direito a medalhas após ultrapassar o tempo limite da prova.

 

I) Cronometragem – Caso os chips eletrônicos utilizados na cronometragem da prova sejam retornáveis, os mesmos deverão ser devolvidos imediatamente após o término da competição. Para este caso, cada atleta recebe um chip vinculado ao seu CPF e se responsabiliza pelo mesmo. Os atletas que não devolverem o chip estão sujeitos a receber multa e cobrança via boleto no valor de R$ 30,00. Casos de chips perdidos durante a prova ou não previstos neste regulamento serão analisados individualmente pela organização. O Chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para um funcionário da organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, neste caso, o responsável pelas consequências. O atleta tem até três (03) dias úteis após a prova para entrar com um requerimento de correção de cronometragem através do e-mail de contato da organização (aventuras@casinhadeaventuras.com.br).

 

J) Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus, dinheiro e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, perderá o direito aos prêmios. Prêmios de nenhuma espécie serão entregues posteriormente ao momento designado para tal, mas caso o mesmo não compareça a cerimonia de premiação, sua pontuação será creditada.

 

L) Kit do atleta e reembolso de inscrição – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, basta preencher corretamente o termo de retirada de kits por terceiros disponível no site, a ser entregue junto com a cópia de um documento com foto do proprietário do kit. Reembolso da inscrição somente quando solicitado 30 dias antes da prova, após esse prazo o atleta perde a inscrição mas terá direito a retirar o kit no dia.

 

M) Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização (em anexo no final do regulamento).

 

N) Comprovante de Inscrição – Juntamente com o termo de responsabilidade é obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição que recebe de acordo com o site www.suainscricao.com como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com o site responsável.

O) Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.

Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da CORRIDA obrigatoriamente com autorização, por escrito, do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade que será retido pela Comissão Organizadora no momento da retirada.

 

P) A participação do (a) atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova, exceto a categoria Turismo que poderá receber auxílio de terceiros.

O acompanhamento dos (as) atletas por treinadores/assessoria, amigos, etc, com bicicleta e outros meios (pacing), resultarão na desclassificação do participante. Na hipótese de desclassificação dos primeiros colocados, serão chamados os classificados com melhor tempo, sucessivamente.

 

Q) Danos Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabilizará por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham a sofrer durante a participação no evento.

 

R) Numeração – O número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de 5 minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.

 

S) Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas

consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade. Expressamente proibido uso de fones de ouvido.

 

T) Condições Físicas dos participantes e Serviços de apoio na Corrida:

Artigo 31º. Ao participar da prova, o (a) atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.

Todos (as) os (as) atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos (as) atletas.

O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.

O diretor de prova poderá, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento.

Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança que será garantida pelos órgãos competentes.

O (a) atleta ou seu (sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

A prova será realizada com restrição PARCIAL ao trânsito de veículos. Mesmo assim, o atleta sempre deverá estar atento aos outros atletas, respeitar o regulamento de trânsito e ser cordial sempre que possível com seus oponentes, organização e público.

 

U) Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

 

V) A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.

 

 

1.2 REGRAS DE IDENTIFICAÇÃO E CATEGORIAS

A) Na entrega de kits, cada atleta receberá 1 placa numérica para ser fixada na bicicleta na prova de Mountain Bike.

 

B) Em cada uma das categorias, o atleta precisará estar identificado com seu número ou placa de participação. Caso o (a) atleta seja identificado sem as devidas identificações em qualquer uma das transições durante a prova, serão acrescentados 5 minutos ao seu tempo final de prova.

Fica expressamente proibido o participante ceder seu número para outra pessoa, ficando o mesmo responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.

 

D) Tabela de identificação de cada categoria: As informações como mapas e distâncias de cada categoria ficam disponíveis na página do evento no site www.casinhadeaventuras.com.br

 

E) Nas categorias Estreante Masculino e Estreante Feminino, os três melhores atletas da temporada anterior, são obrigados a mudar de categoria no ano seguinte;

 

F) Nas categorias duplas, em provas de maratona, um não pode chegar mais que um minuto a frente de seu companheiro, caso aconteça a dupla será punida com acréscimo de tempo ou até a desclassificação, a escolhe cabe ao diretor de prova, em provas de cross country, não precisam chegar juntos, valerá o tempo somado dos dois.

 

G) Ainda nas categorias duplas, é permitido correr com bicicletas Tandem

 

 

1. MODALIDADES

 

A Copa Capixaba MTB terá 2 (dois) percursos esportivos disputados em terrenos diferentes e variados (terra, pedras, cascalho, asfalto, lama, areia etc.). As distâncias dos percursos assim como informações dos mesmos estão disponíveis em nosso site www.casinhadeaventuras.com.br.

 

A) As ordens de classificação e de premiação dos atletas obedecem à categoria de inscrição.

B) As colocações em cada categoria serão definidas pela apuração do tempo líquido gasto por cada competidor para completar o percurso, definido e determinado pelos tapetes de cronometragem.

 

C) É obrigatório o uso dos números fornecidos pela organização, sendo estes: - Número frontal da bicicleta;

 

 

2.1. MOUNTAIN BIKE

A) É obrigatório o uso de bicicleta do tipo Mountain Bike. Não é permitido o uso de clip no guidão. O apoio lateral de guidão (bar end) é permitido, mas não poderá exceder 13 cm. O pedal clip é permitido e indicado.

 

B) O competidor deverá terminar a prova com mesma bicicleta que iniciou. Em caso de quebra, o competidor deverá carregá-la até a linha de chegada para premiação.

 

C) Ultrapassagem – O atleta mais lento é obrigado a facilitar a ultrapassagem do atleta mais rápido ao receber a solicitação do mesmo. Porém, se durante a corrida dois atletas da mesma categoria estiverem disputando posição, o atleta que ocupa a posição da frente não tem a obrigação de abrir caminho. Vale ressaltar, entretanto, que este atleta não pode interferir completamente ou impedir o progresso do outro atleta.

 

D) Vácuo – o vácuo é permitido.

 

E) O atleta que completar 75% do percurso terá direito aos pontos de sua classificação, mas em caso de pódio ele não terá direito a premiação, isso se aplica as provas de Cross Country, nas de maratona é obrigatório a conclusão de 100% do percurso para ter direitos.

F) O atleta que for flagrado jogando lixo no percurso fora da área de descarte será punido com a perda de 2 pontos no campeonato

 

3. PREMIAÇÃO

 

3.1. Os 5 (cinco) primeiros atletas de cada categoria no masculino e no feminino, recebem medalhas diferenciadas.

3.2. Os 250 (duzentos e cinquenta) primeiros atletas que completarem a prova dentro do tempo limite receberão medalha de conclusão da prova. Não serão entregues medalhas aos atletas que chegarem após o tempo limite de 5 horas no MTB.

 

3.3. Não haverá entrega de prêmios após a data da premiação.

 

3.4 No fim da temporada somente os três primeiros de cada categoria tem direito a troféus e o primeiro além do troféu um certificado.

 

3.4 Para ter direito a premiação, o atleta é obrigado a subir ao pódio calçado e de camisa, de preferencia da sua equipe.

3.5 O pagamento da premiação em dinheiro se dará através de depósito bancário em conta fornecida pelo atleta até 10 dias após a prova.

 

 

4. RESULTADO DA PROVA E RECURSO

Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e apresentados, para avaliação dos atletas interessados.

Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial. Somente serão aceitos recursos por escrito. Não serão aceitos recursos coletivos.

O atleta tem até três (03) dias úteis após a prova para entrar com um requerimento de correção de cronometragem através do e-mail de contato da organização aventuras@casinhadeaventuras.com.br

 

5. PAGAMENTO

A) As inscrições serão feitas somente pelo site www.suainscricao.com

 

B) Prazos para confirmação de pagamento:

- Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema.

 

C) Os pagamentos feitos com boleto pagos após do vencimento não serão reconhecidos.

 

 

6. SUSPENSÃO, ADIAMENTO E CANCELAMENTO DA PROVA.

 

6.1 A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da prova, iniciada ou não, por questões de segurança pública, clima, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.

 

6.2 Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da prova (iniciada ou não) por questões de segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade para a Comissão Organizadora.

 

6.3 Na hipótese de cancelamento da inscrição optada pelo atleta, não haverá devolução do valor de inscrição.

 

7. EQUIPES

7.1 Cada equipe deverá indicar um chefe e um suplente, em caso de recurso, somente esses mais o atleta envolvido poderão se dirigir a organização.

 

7.2 A equipe que tiver apenas um atleta no dia do evento, esse será o responsável por ele mesmo.

 

7.3 Classificam para o desafio das equipes no fim do ano as cinco equipes mais bem classificadas durante a temporada, a mesma deverá informar a lista dos participantes no desafio com no máximo duas semanas antes da prova

 

7.4 Caso no dia do desafio um dos participantes não apareça, a equipe poderá substituir o mesmo desde que informe a organização, caso não tenha substituto, a mesma poderá correr desfalcada.

7.5 Só terá direito a pontuação a equipe que tiver no mínimo 4 atletas.

 

7.6 Só terá direito a pontuação a equipe que se cadastrar através do formulário fornecido pelo site www.suainscricao.com

 

7.7 Somente os 10 atletas mais bem classificados da equipe terão direito a pontuação, ex. Se a equipe tem 11 atletas e os 11 chegam à zona de pontuação, o pior resultado será descartado a soma dos dez será a pontuação da equipe na etapa.

 

 

8. PONTUAÇÃO INDIVIDUAL

1º 25 pontos - 2º 20 pontos – 3º 18 pontos – 4º 15 pontos – 5º 12 pontos – 6º 09 pontos – 7º 07 pontos – 8º 05 pontos – 9º 03 pontos – 10º 02 pontos – 11º 01 ponto

 

Termo De Responsabilidade

Eu, "identificado no cadastramento da inscrição", no perfeito uso de minhas faculdades, DECLARO para

os devidos fins de direito que:

1. Estou ciente de que se trata de uma prova de corrida de Mountain Bike com distâncias diferenciadas.

2. Estou em plenas condições físicas e psicológicas de participar desta PROVA e estou ciente que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar atividades físicas.

3. Assumo, por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas consequências pela participação nesta PROVA (que incluem possibilidade de invalidez e morte), isentando, seus organizadores, colaboradores e patrocinadores DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou físicos, que porventura venha a sofrer, advindos da participação nesta PROVA.

4. Li, conheço, aceito e me submeto integralmente a todos os termos do regulamento da PROVA. 

*DISPONIVEL PARA DOWNLOAD